Moinho São Jorge

Moinho São Jorge
Jardim de Inverno e Salão de Festas "Palácio de Mármore" - Moinho São Jorge - Santa Teresinha, Utinga, Santo André, SP - Brasil

quinta-feira, 23 de julho de 2015

JULHO É O MÊS DA PADROEIRA

6 DE JULHO: DIA DE SANTA MARIA GORETTI

Paróquia de Santa Maria Goretti
Avenida Nova Iorque, 20 - Vila Metalúrgica, Utinga.

Colaboração: Membros do Grupo "Paróquia Santa Maria Goretti" (Facebook)

A festa de Santa Maria Goretti é celebrada no dia 6 de julho. Ela é tida como a Santa da Castidade, da juventude, da pobreza, das vítimas de estupro, da pureza de coração e do perdão. Ela é representada carregando lírios, sinal de pureza, e com vestes brancas, sinal de sua virgindade.

Imagem de Santa Maria Goretti, ao lado do altar mor da Igreja.
Santa Maria Goretti nasceu na cidade de Corinaldo, Itália, no ano de 1890. Era filha de Luigi Goretti e de Assunta Carlini. Sua família era muito pobre, porém, temente a Deus. Os pais ensinavam a fé cristã para os filhos. Maria Goretti teve 5 irmãos: Tereza, Ersília, Angelo, Sandrino e Marciano.

Vida de Santa Maria Goretti

Por causa de situações da época, a família de Maria Goretti ficou mais pobre ainda e perdeu a fazenda onde moravam. Por isso tiveram que mudar para uma casa compartilhada com uma outra família chamada Serenelli. O pai de Santa Maria Goretti foi trabalhar para outros fazendeiros e acaba  morrendo de malária quando Maria Goretti tinha 9 anos de idade.
Morando na casa compartilhada, a beleza de Maria Goretti, com apenas onze anos, despertou paixões desequilibradas em Alessandro Serenelli, um jovem de 20 anos. Alessandro assediava Maria Goretti, mas a menina não cedia aos desejos do jovem.
Foi então, que, no dia 5 de julho de 1902, quando Maria Goretti estava costurando e vigiando sua irmã menor, Alessandro entrou e a ameaçou de estupro. Ela se defendeu e começou a rezar, dizendo que era pecado e que ele iria para o inferno. Não conseguindo o que queria, ele lutou com Goretti.
Ela continuava rezando e lutando para se proteger. Vendo que nada conseguiria Alessandro lhe deu 11 facadas. Goretti gritou e tentou fugir. Então, ele acertou mais três facadas na pobre menina e fugiu. O pai de Alessandro chegou e levou Maria Goretti para o hospital. Ela foi operada sem anestesia,  mas os médicos nada puderam fazer porque os ferimentos eram muito grandes.
Antes de morrer, para admiração de todos, Santa Maria Goretti perdoou seu agressor, dizendo que queria encontrar com ele no céu. Disse que ele tentou estuprá-la várias vezes, mas que ela se defendeu sempre. Para a comoção de todos, Maria Goretti faleceu no outro dia, olhando para uma pintura da Virgem Maria.                                                                     

A festa, nas dependências da extinta ACTU.


Quermesse.

Goretinhas.



Procissão na Avenida Nova Iorque.

Um comentário:

  1. Eu sempre fui devota de Santa Maria Goretti, admiro muito a força e a fe dela ...fiz minha primeira comunhão na igreja de Utinga sempre participava da procissão em homenagem a ela e batizei meu primogênito nesta igreja ..já conhecia a história dela mas não com tantos detalhes ... Obrigada Dilson...

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.