Moinho São Jorge

Moinho São Jorge
Jardim de Inverno e Salão de Festas "Palácio de Mármore" - Moinho São Jorge - Santa Teresinha, Utinga, Santo André, SP - Brasil

terça-feira, 1 de abril de 2014

ÁGUAS PASSADAS, Q'INDA MOVEM MOINHOS...

O ESPAÇO MAIS GLAMOUROSO DE UTINGA


Logo após a segunda guerra, o presidente Getúlio Vargas convidou Adib Chammas, para instalar um moinho em SP, mais precisamente em Santo André, pela proximidade com a capital e pela existência da estrada de ferro cruzando o município e ainda por situar-se a poucos quilômetros do porto de Santos.
Foi construído simplesmente o mais moderno moinho de trigo do mundo, na época. Com uma alta tecnologia que mantém até o presente.
Além das modernas instalações, o majestoso edifício, conta em seu último andar com o inigualável “Jardim Suspenso”, comportando um requintado salão de festas denominado Palácio de Mármore”, inaugurado pelo secretário geral da ONU (na época).
O programa “Clube dos Artistas” da extinta Tupi, quando retornou à programação após alguns anos, teve sua “reentré” no Palácio de Mármore.
Por esse luxuoso Salão de Festas, com área de 5000 m² e capacidade para 1200 pessoas, inaugurado em 1957, passaram: um imperador, altos mandatários de nações de todos os continentes, expressões da música internacional, como Johnnny Mathis, Ray Charles, Ray Conniff, e as mais aplaudidas orquestras nacionais e internacionais. Disputadíssimo por causa dos tradicionais bailes de formatura, ao som de Élcio Álvares, Luiz Arruda Paes, Nelson de Tupã, Severino Araújo (Tabajara), Pocho, Walter Wanderley, Silvio Mazzuca e tantos outros... 

Flagrante da festa "Rainha da Primavera", promovida pela Alumínio do Brasil S.A. (ainda não era chamada Alcan) e realizada no Palácio de Mármore, em 2 de outubro de 1965. Na foto: João Bosco Santos com Martha Bastida, hoje sua esposa; Edmir Ribeiro, colega na empresa e Ruth Bastida. Repare no requinte das paredes revestidas com mármore original de Carrara. Foto gentilmente cedida por João Bosco Santos.

Altar da capela
A capela de São Jorge se localiza também no 8º andar e é por si só uma admirável obra de arte, com seus vitrais produzidos pelo artista Arystarch Kaszkurewicz, já conhecido por suas obras em diversas igrejas espalhadas pelo Brasil.
O Moinho São Jorge por tudo isso e pela nostalgia que nos envolve é considerado o orgulho do povo utinguense.


Mais sobre o assunto:
http://utinguense.blogspot.com.br/2015/04/noite-de-gala.html 


http://utinguense.blogspot.com.br/2015/02/a-revitalizacao-do-glamour.html

5 comentários:

  1. Vida longa ao Utinguense, Sr. Dilson! Ótima iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço ao teu incentivo e prometo ainda mais e melhor.

    ResponderExcluir
  3. Vida longa caro Dison Nunes!!! - Ha alguns 3/4 anos atras andei "viajando" nas materias sobre o maravilhoso "Palacio de Marmore" e suas historias. Hoje me deu uma certa nostalgia e fui dar uma "olhadinha" nestas memorias e encontrei sua materia de marco de 2015 na qual deixei meu comentario. Agora me defronto com esta outra que me calou fundo ao ver o salao do "Palacio" vazio... Sim, os tempos mudam - afinal meio seculo passaram - mas as memorias sao eternas, e eternizadas por "memoristas" como o senhor. Neste salao do Palacio Marmore fervilha de jovens mocos e mocas e seus sonhos... E foi nele que dancei minha valsa de formatura (guardo as fotos) do Colegio Senador Flaquer apos a missa de colacao na Igreja do Carmo (onde fui batizada e me casei) e a diplomaco no Cine Tangara. Velhos tempos, bons tempos... e que bom os desfrutamos.

    E tambem estava presente neste baile da "Rainha da Primavera" da Aluminio do Brasil antes de ser Alcan - Aluminio Canadense - na qual trabalhei por 10 anos (1960/1970) sendo 8 como Secretaria Executiva.

    Parabens Dilson Nunes. Amei ver a foto do Moinho Sao Jorge no alto da pagina por inteiro com destaque para a cobertura onde estah o "Salao Palacio de Marmore" e seu Jardim. Soh posso dizer: "Que saudades..."! (ataidefieschi@yahoo.com).

    ResponderExcluir
  4. Mais algumas orquestras que tocaram no " Palácio de Mármore ";

    A norte americana: Harry James and his Orchestra;

    e outras grandes orquestras brasileiras:

    Simonetti
    Carlos Piper
    Dick Farney
    Erlon Chaves
    Biriba Boys
    Osmar Milani.


    ResponderExcluir
  5. Andreenses, não deixem isso morrer.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.