Moinho São Jorge

Moinho São Jorge
Jardim de Inverno e Salão de Festas "Palácio de Mármore" - Moinho São Jorge - Santa Teresinha, Utinga, Santo André, SP - Brasil

domingo, 23 de março de 2014

O PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR DE UTINGA (ENSINO PRIMÁRIO)




O Grupo Escolar "Professor João de Barros Pinto" funcionou, até 1956, na esquina entre a Avenida da Paz e a Rua Beckman.
O prédio possuía poucas classes.   
Havia no fundo um coberto, com alguns bancos, onde os alunos aguardavam o início das aulas.
Quanto tocava o sinal, cada grupo de alunos formava filas, bem ordenadas, e era conduzido para a classe pela respectiva professora.
No coberto referido eram realizados os ensaios das apresentações que seriam feitas em formaturas (geralmente no Cine Irajá).
A partir de 1957 passou a funcionar no prédio da Rua Londres, esquina com Rua Berlim.
(colaborações: Texto de Odair Gea; foto gentilmente cedida por Rosa - "in memoriam")

quarta-feira, 12 de março de 2014

ESCLARECIMENTO:

Este blog NÃO tem cunho político.
Foi criado para publicar somente fatos vivenciados em Utinga.

Não reivindica nada dos órgãos públicos, não tem origem partidária, nem religiosa.
Possui apenas a intenção de reavivar a memória de nosso querido subdistrito.
Não veio para concorrer com outros blogs ou redes sociais. Pelo contrário: procurará promover (cordialmente) um intercâmbio com o Grupo "Eu amo Utinga" e os Grupos: "Amaral Wagner de Utinga", "Ginásio Santa Teresinha de Santo André" e "Camilópolis
décadas 50/60/70/80/90", do FaceBook; e ainda o blog examaralwagner.blogspot.com  e outros interessados.
Colabore, enviando histórias, casos, fotos e sugestões.
Os créditos serão publicados.


Dúvidas e sugestões:
dilson.primeiro@gmail.com 



segunda-feira, 10 de março de 2014

O QUE É UTINGA?

Utinga é um tradicional distrito do município de Santo André, no estado de São Paulo, no Brasil.

Localizado às margens do Rio Tamanduateí, Utinga foi formado por imigrantes espanhóis, portugueses, italianos, poloneses, alemães e japoneses, além de migrantes do interior do Estado de São Paulo, do Estado do Rio Grande do Sul e da Região Nordeste do Brasil.
Do ponto de vista industrial, o distrito de Utinga desenvolveu seu potencial durante os anos 1940 a 1970 com a Swift, frigorífico que empregou grande parte de sua população. Em seu lugar, hoje, existe um condomínio residencial. O distrito de Utinga tentou por três vezes emancipar-se em relação à Santo André, a primeira delas nos anos 40, e a última na década de 80.

O distrito comporta as estações de trem: Prefeito Saladino e Utinga, (esta última situada na Vila Metalúrgica), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), antiga Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, sucessora da São Paulo Raillway. É bem servido de linhas de ônibus para o Centro, para o Parque Capuava, Vila Rica, Cata Preta, Jardim Bom Pastor e Jardim São Jorge, além dos municípios de São Caetano do Sul (Bairros Prosperidade, Fundação, Barcelona e Centro) e São Paulo (Parque Dom Pedro, Terminal Sacoman e Metrô Arthur Alvim).
Tem escolas estaduais e municipais e uma universidade: a UFABC, (Unidade Federal do ABC), restaurantes, dentre os quais a Churrascaria do Vavá, templos religiosos, como as Igrejas de Santa Maria Goretti, São Camilo, Bonfim, Santo Antônio e Santa Teresinha, igrejas evangélicas e a CRAISA (o Ceasa de Santo André).
O Distrito de Utinga inclui os bairros de Camilópolis, Santa Teresinha, Vila Sá, Parque das Nações, Parque Novo Oratório, Vila Metalúrgica e Bangu; e faz divisa com os Municípios de São Caetano do Sul e São Paulo. Além da Swift, funciona no Distrito o Moinho São Jorge, o Moinho Santo André, a Rhodia, a Alcan e a Laminação Nacional de Metais, do extinto Grupo Pignatari, hoje Paranapanema. Na mesma planta, funcionou entre os anos 40 e 50, a CAP - Companhia Aeronáutica Paulista, fabricante dos famosos aviões "Paulistinha".

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Utinga_%28Santo_Andr%C3%A9%29